Teste da aula 1 do
Curso de Lógica de Programação - Versão 2
1 - Considere a afirmação: para manter o bem estar da população, o Brasil deve preservar as suas florestas. Conclusões: As árvores devem ser preservadas para manter o bem-estar da população. O Brasil quer preservar suas florestas apenas para o bem-estar da população. Indique qual (ou quais) conclusão é decorrente da afirmação.
Apenas a conclusão 2 é decorrente da afirmação.
Apenas a conclusão 1 é decorrente da afirmação.
Ambas as conclusões são decorrentes da afirmação
Ou a conclusão 1 ou a conclusão 2 é decorrente da afirmação de forma mutuamente exclusiva.
Selecione uma resposta
2 - É esperado de quem se forma pela universidade ABC que faça uma doação anual de R$ 1.000 por ano para a instituição de caridade XPTO. Carlos realiza uma doação anual de R$ 200 para esta instituição de caridade. Baseado apenas na informação acima, qual opção é, com certeza, verdadeira?
Se Carlos ganhasse mais ele poderia doar mais.
Se Carlos se formou pela universidade ABC, ele não está fazendo o que é esperado.
Carlos contribui com outras instituições de caridade para compensar sua pequena contribuição com a instituição de caridade XPTO
Carlos não se formou na universidade ABC.
Selecione uma resposta
3 - O meu gato mia quando está com fome. O meu gato também mia quando vê um rato. Baseado apenas nessa informação, indique a opção verdadeira.
Se a tigela de comida estiver cheia, meu gato não irá miar.
Se o meu gato miar, ele viu um rato.
Se o meu gato não miar, ele não viu um rato e não está com fome.
Se o meu gato miar, ele viu um rato e está com fome.
Selecione uma resposta
4 - Marque abaixo a alternativa correta, que corresponde a famosa frase dita por Steve Jobs sobre programação:
“Todo mundo deveria aprender algoritmos, porque isso te ensina a ser o melhor programador”.
“Todo mundo deveria aprender em um computador a como programar, pois a lógica leva ao conhecimento”
“Todo mundo deveria aprender a programar um computador porque isso te ensina a pensar”
“Todo mundo deveria aprender a programar um computador porque isso te ensina a ganhar uma fortuna”.
Selecione uma resposta
5 - A maioria dos indivíduos do bairro A são de classe alta. As vendas do Shopping Fashion Plus são mais altas no bairro A do que nos outros bairros.
A sentença 2 é a causa e sentença 1 é o seu efeito.
A sentença 1 é a causa e a sentença 2 é o seu efeito.
As sentenças 1 e 2 são efeitos de causas independentes
As sentenças 1 e 2 são causas independentes
Selecione uma resposta
6 - Segundo Aristóteles, o que seria lógica?
De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo a memória, assim como as leis e regras que a cercam, para que tudo seja correto.
De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto.
Segundo Aristóteles, a lógica estuda a memória, bem como as leis e regras que a envolvem, garantindo a correção do pensamento.
De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo os sentimentos, assim como as leis que o controlam, para que este seja sempre o correto.
Selecione uma resposta
7 - Qual o Objetivo da Tabela Verdade?
Seu objetivo é verificar a validade aritmética de uma proposição composta (argumento formado por duas ou mais somas simples).
Seu objetivo é verificar a validade lógica de um conjunto composto (argumento formado por duas ou mais afirmações simples).
Seu objetivo é verificar a validade lógica de uma proposição composta (argumento formado por duas ou mais proposições simples).
Seu objetivo é verificar a validade lógica de uma proposição Simples (argumento formado por apenas uma ou mais proposições simples).
Selecione uma resposta
8 - O que seria Lógica de Argumentação?
A lógica de argumentação permite verificar a validade ou se um enunciado é verdadeiro ou não. Não é feito com conceitos relativos nem subjetivos. São proposições tangíveis cuja validade pode ser verificada.
A lógica de argumentação permite verificar a validade ou se um enunciado é lógico ou real. Não é feito com conceitos relativos nem subjetivos. São elementos tangíveis cuja validade pode ser modificada.
A lógica de argumentação permite verificar um enunciado se é tangível ou maleável. Não utiliza de efeito como conceitos relativos nem subjetivos. São proposições compostas cuja validade pode ser alterada.
A lógica de argumentação permite verificar a validade ou se um enunciado é verdadeiro ou não. Não é feito com conceitos contraditórios nem literários. São proposições simples cuja validade pode ser verificada.
Selecione uma resposta
Voltar para o Curso